Ghost in the Shell é ambientado em um futuro tecnológico onde agentes cibernéticos, hacktivismo e terroristas com ciber-cérebros são lugar comum. Com tantas ameaças digitais, um grupo de policiais, pertencentes a Seção 9 da polícia do governo (Section 9), igualmente preparados se faz presente. Criado por Masamune Shirow no final dos anos 1989, publicado como mangá pela Kodansha, a obra é uma homenagem ao universo Cyberpunk a títulos como Neuromancer, de William Gibson e o filme cult Blade Runner – o Caçador de Androides.
Devido ao sucesso da publicação, a criação de Shirow logo ganhou uma adaptação em animação para os cinemas em 1995, chamado Ghost in the Shell, que depois de ganhar o público americano, espalhou pelo mundo. A animação, rica em sua estética visual e musical, seria reconhecida um das fontes de inspiração para The Matrix, em 1999. Veja a sinopse da época:
“O ano é 2029. O mundo tornou-se intensivamente orientado para a informação e os seres humanos estão bem conectados à rede. O crime tornou-se um estágio sofisticado ao invadir a rede interativa. Para evitar isso, a Seção 9 é formada. Estes são ciborgues com incríveis pontos fortes e habilidades que podem acessar qualquer rede na Terra.”
Na trama, um terrorista chamado “Puppet Master” hackeia mentes para obrigar pessoas a cumprir uma agenda secreta envolvendo os governos americano e japonês.
Agora, teremos a mais recente produção para o cinema, produzida pela Paramount Pictures e estrelada pela Scarlett Johansson (Os Vingadores, Lucy), prestes a ser lançado com o título “Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell“, dia 30 de março. Pelo trailer, podemos ver que a obra vai transpor bem o clima presente há anos no mangá para as telonas.
Há pouco tempo, em comemoração ao lançamento do filme, a Editora JBC resolveu lançar o mangá de Ghost in The Shell, com 352 páginas no estilo japonês.
Com toda a tecnologia de uma internet de alta velocidade, pura ficção cyberpunk além de temas políticos e policiais com inimigos usando toda a sorte de equipamentos e meios, além de muitas tramas a serem explicadas, esta franquia tem tudo para durar e ser atualizada por muitos anos pela frente.
A explosão dos zumbis na cultura pop, hoje visíveis em filmes, séries e videogames, remonta…
Por que a data continua a ser relevante em 2024? Hoje, 29 de agosto, é…
Em um mundo de fantasia medieval um grupo de aventureiros entra em uma masmorra desafiadora,…
Feliz Dia da Toalha leitor! Hoje, 25 de maio, é o dia em que todo…
No mundo dos RPGs de mesa, a criatividade e a inovação são os motores que…
O Google TV e o Chromecast continuam a evoluir, integrando-se cada vez mais com as…