Infanto, um pequeno console brasileiro, que cabe na palma da mão é centro de uma controversa situação. Composto de jogos que foram febre entre as crianças nas décadas de 80 e 90, ele emula nada menos que 6 mil jogos diferentes e conta com saída HDMI em 720p e controles similares ao do Playstation conectados em duas portas usb.
O saudosismo dos consoles ainda conquista muita gente. Seja baixando games adaptados para os consoles atuais através das game stores como Steam e cia, ou mesmo videogames vendidos em mercadões nos grandes centros ou relançamentos obscuros que emulam muitos jogos antigos, isso, sem falar de emuladores para smartphones! Quem se lembra do Master System III, o Dynavision e dos cartuchos com milhares de jogos?
No Infanto, são emulados consoles como Atari, NES, Mega Drive, Game Boy, Super Nintendo, Neo Geo e até Turbo Grafix! Vendido exclusivamente pela internet, pode ser encontrado em uma busca rápida no Mercado Livre por um preço salgado: R$ 600,00 – um emulador de luxo! Tecnologicamente falando, ele se trata de um Raspberry Pi, um computador completo em uma mini placa de circuito, consumindo apenas 5 volts.
No vídeo disponibilizado no canal do console, pode ser visto o aparelho funcionando, assim como uma prévia dos jogos emulados pelo sistema.
O lado ruim disso é que todos os jogos, claro, são frutos de pirataria, o que mancha um pouco mais nosso cenário de games. Participe da discussão: Você investiria em um console assim? A pirataria pode abrir porta para produtos licenciados no futuro ou apenas prejudicar os investimentos de desenvolvedores de games no país?
Para os verdadeiros saudosistas, há centenas de jogos de MS-DOS disponíveis online no Internet Archive. São mais de 900 jogos, desde os tradicionais em linha de texto, simuladores até os mais “avançados” e coloridos games. Pena, nem todos estão presentes, mas já é uma bela coleção, alguns, dificilmente serão encontrados no Infanto. Aos estudiosos e saudosistas, vale a pena conferir.
Comentários