Com certeza você conhece essa frase, se você já leu alguma revista dos Lanternas Verdes, sabe que este é o juramento que eles usam para recarregar os seus anéis. Mas por que essa citação agora? Simples meus caros, pelo momento.
Se você é nerd, gosta de quadrinhos, filmes ou qualquer outra coisa do tipo você tem o seu herói. Aqueles que você lê ou vê e que com suas ações te inspira. E é isso que estamos vendo agora, uma grande união para inspirar. Assim, achei mais do que justo utilizar as ferramentas que me são de ofício, no caso a escrita, para juntar o momento e o que todos neste site gostam.
Há anos acompanhamos os heróis fazer de tudo nas páginas dos quadrinhos. Salvar crianças, o dia, um estado, um país e claro o planeta. Quem aqui nunca quis ser o Homem-Aranha e prender um bandido, ou desenvolver uma armadura tecnológica que balas de borracha, nem sprays de pimenta façam efeitos? Ou então ter um tanque preto e uma armadura da mesma cor com um morcego no peito para nas trevas ajudar aqueles que precisam de ajuda? Ou melhor, ter os poderes de um Deus para inspirar os demais e que o seu símbolo de esperança, um S, seja uma forma de fazer com que os demais tenham no que acreditar.
Ao longo do tempo acompanhamos vários heróis e a sua visão do mundo. E hoje caros, nós somos os heróis. O momento é de lembrar que “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, e hoje o poder somos nós. Não precisamos de armas, nem de bombas precisamos de ideias, pois se vocês esqueceram, “ideias são a prova de balas”. Sim, essa frase é uma das outras inúmeras frases que o prisioneiro da cela V ou simplesmente V usa para mostrar que a sua revolução não pode ser morta.
E aí chegamos no personagem que é o mais emblemático de todos, aquele escrito há 30 anos por Alan Moore, porém meu caros, ela nunca foi tão atual. Se vocês não o conhecem, por favor, leiam o quadrinho ou vejam o filme, pois estão perdendo um grande clássico que é V de Vingança. Essa obra que vem inspirando com suas frases e colocações todas as gerações. V foi alguém que resolveu lutar, sair da apatia, da inércia e fazer com que as pessoas lembrassem que “É o governo que deve temer o povo e não o contrário”.
Seria injusto da minha parte não mencionar aqui a outra grande obra de Alan Moore, Watchmen. A HQ apresenta um mundo onde os vigilantes são reais. Com um teor políticos forte, momentos inesquecíveis e personagens memoráveis (como o Comediante e Rorschach) esta é considerada por muitos a melhor HQ da história. Assim como V foi um grande nome, neste quadrinho Rorschach é um dos que rouba a cena. Como esquecer a sua cena de entrada e a sua frase (arrisco-me a dizer) mais emblemática? “Essa cidade tem medo de mim, eu vi a sua face. As ruas são sarjetas dilatadas que estão cheias de sangue. E quando os bueiros finalmente transbordarem, todos os vermes vão se afogar. E a imundice de tanto sexo e matanças vai espumar até a cintura e todas as putas e políticos vão olhar para o alto clamando: salve-nos, e eu sussurrarei: não”.
Por último e não menos importante temos o Cavaleiro das Trevas. Quadrinhos e filmes (a atual trilogia é claro) nos dão uma boa amostra do que este personagem representa. Recordo-me perfeitamente da frase utilizada por Bruce Wayne em Batman Begins quando voltava de avião para Gotham e que serve para nós. “Como homem posso ser preso, morto ou ignorado, mas como símbolo posso ser imortal, incorruptível”.
Então meus caros, esse é um momento histórico para o nosso país, visto apenas quando este que vos escreve tinha apenas 8 anos de idade quando o Brasil unido derrubou um presidente. Usei aqui grandes personagens dos quadrinhos para nos inspirar. Vamos às ruas, torcer, protestar e mostrar que estamos aqui vivos. Mas sem guerra, briga, armas ou violência. Que a chama verde, movida pela força de vontade dos Lanternas Verdes continue acessa e mude o nosso país.
As ótimas montagens de heróis que ilustram o post vieram do Tumblr Poder e Responsabilidade.
Comentários