Sem categoria outubro 6, 2012

Os nerds foram ao cinema: resenha temporal de Looper!

 

Os nerds foram ao cinema: resenha de Looper!Em mais uma missão, os nerds rumaram para o cinema! Vou te contar pessoal, eu adoro filmes sobre viagem no tempo! Toda a idéia de poder voltar (e avançar) na história me atrai. Desde a Máquina do Tempo, de H.G. Wells (que virou filme em 2002), passando pela série Voyagers (uma verdadeira aula de história) e, claro, o nerdíssimo e divertido De Volta para o Futuro. Em todos eles, sempre há a mensagem de que andar pelo tempo tem sua beleza e riscos.

Em Looper, isso não é diferente!

Looper – Assassinos do Futuro, estrelado por Joseph Gordon-Levitt (lembram dele em Batman?) e Bruce Willis (quem? rs), que interpretam o mesmo personagem, com 30 anos de diferença. Vamos ao resumão: num futuro próximo, a viagem no tempo foi inventada e logo se tornou ilegal (alguém lembrou do Biff com o Almanaque?). Mas os bandidos logo se apoderaram da tecnologia para dar cabo de seus desafetos. Eles logo tiveram a ideia de mandar para o passado aqueles que deveria ser “apagados” da história. Literalmente, uma queima de arquivo temporal.

Quem executa esse serviço no presente, são os Loopers, encarregados de dar cabo dos condenados assim que chegam do futuro. Um serviço aparentemente fácil e recompensador. Mas e quando você descobre que é o próprio serviço? Atenção! Spoilers logo após o vídeo!

Para a máfia do futuro, quando você quer acabar com um Looper que saiu da linha, você o envia para o passado, para que seja eliminado por você mesmo! Um fim de carreira de matar… Santo paradoxo Batman!

Com boa dose de ação e ficção, Looper – Assassinos do Futuro (sacaram a ideia de Looping – ciclo?), até engana o desavisado, esperando ver uma espécie de Blade Runner atualizado com muita tecnologia e ação incessante, mas o filme é, na verdade, um drama sobre as nossas escolhas na vida e o que delas resultam. Em certa parte, o filme até perde um pouco o ritmo (ok, eu tava ansioso por ação), mas logo tudo volta para a desabalada carreira da vingança e morte.

Esqueçam a parte técnica da viagem do tempo: nada de paradoxos quando os personagens se encontram. Ainda bem! Pois tem um bate papo entre as versão velha e nova do Looper que é de chorar de rir! E o final foi bem adequado a toda a proposta do filme e até me lembrou muito outro filme que adoro, Efeito Borboleta, onde o herói percebe que, para tudo dar certo, ele precisa sair da equação.

O Iniciativa Nerd dá nota 4.0 de 5! e Recomenda que você, amante de viagem no tempo, assista a obra.

You may also like...