Apesar do termo “SWATTING” não ser comum entre nós brasileiros, vale aqui o aviso sobre o novo tipo de trotes que está atrapalhando o trabalho da polícia americana. Ao pessoal que nunca soube disso, SWAT é o termo em inglês para “batida ou um golpe rápido” e também refere-se ao acrônimo de Special Weapons And Tactics, uma divisão altamente treinada para resposta rápida a crimes violentos e situações de refém nos Estados Unidos,
Nesta última terça-feira, por volta das 15h, a policia recebeu um chamado via SKYPE em que uma pessoa se identificou como Rafael Castillo, de 17 anos, morador de Laurelton Boulevard, Long Beach, Nova York. O registro da chamada se ouvia claramente: “Eu acabei de matar minha mãe e vou matar mais gente!”.
A ameaça engatilhou a mobilização da polícia do condado de Nassau que enviou helicópteros e uma unidade SWAT até a casa de Castillo que resultou em uma operação de cerco com 60 policiais no local por duas horas na região. O problema maior é que quando a polícia chegou, eles acharam a mãe de Castillo, uma senhora de 54 anos chamada Maria, bem viva e fazendo café na cozinha. O próprio Rafael Castillo não respondeu prontamente aos apelos da polícia pois estava jogando CALL OF DUTY de headphones em seu quarto.
Foi então que a mãe do adolescente foi até ele e tirou o controle do jogo das mãos do suposto suspeito que não entendeu o que estava ocorrendo em sua casa… Após muita discussão, foi esclarecido que ele não tinha feito a chamada… Na verdade, alguém que jogava contra ele no Call of Duty e acabou perdendo (“morrendo” virtualmente) para ele online resolveu ligar para a policia como vingança no mundo real!
Entrevistada pela TV local, ela disse: “Ele tem 17 anos, pode muito bem arranjar um emprego… Ele joga demais. Espero que agora ele perceba isso”…
Este tipo de trote está se tornando comum nos Estados Unidos e já ganhou nome: SWATTING. Só nessa operação contra Rafael foi gasto US$100.000! O Swatting é como se fosse um jogo paralelo na vida real entre gamers que possui até mesmo um sistema de pontos. Quanto maior a resposta da polícia a um trote de Swatting, mais pontos você ganha.
O Swatting é basicamente entrar em contato com a polícia e se faz passar por um refém que conseguiu fugir ou um suposto assassino em série ou até mesmo alguém que estaria testemunhando o evento pedindo imediata resposta ao problema e como a SWAT nunca deixa de acreditar em um pedido de socorro, pois cada segundo conta se há uma vida em perigo, este tipo de trote está deixando a polícia em alerta máximo.
Comentários