Os jogos de tabuleiro fazem parte de nossas vidas desde muito tempo, reunir aquela turminha para conquistar Europa, África e um terceiro continente, acusar o coronel Mostarda na biblioteca ou colocar um hotel na Vieira Souto. War, Detetive e Banco Imobiliário são apenas alguns dos jogos de tabuleiro que, se você não jogou, já deve ter visto. Adicionaria mais alguns a essa lista como: Jogo da Vida, Diplomacia, Imagem & Ação e outros que a Hasbro está vendendo aqui no Brasil como Monopoly, Risk e Clue, que são nada mais são do que versões originais do Banco Imobiliário, War e Detetive, lançados pela Estrela, respectivamente.
E se eu te dissesse que existe um mundo muito além desses jogos? Jogos nos quais os jogadores cooperam para vencer, jogos de guerra com peças que são miniaturas de navios, aviões e soldados? Você acreditaria em mim? Pois este mundo existe e meu objetivo é conquistar 24 territórios na sua mente.
Os jogos de tabuleiro remontam a 3100 A.C., arqueólogos encontraram um tabuleiro e peças em uma escavação pré-dinastia egípcia, o Senet. Porém não quero ir tão longe assim. Nessa primeira matéria vou abordar apenas os jogos mais recentes deste novo mundo. Como disse anteriormente, nos jogos modernos é comum encontrarmos alguns versões cooperativas, ou seja, aqueles nos quais os jogadores, juntos, tentam vencer o jogo. Não pense que isso torna o jogo mais chato, pelo contrário! Como exemplo disso, vou abordar o meu jogo cooperativo preferido, Pandemic.
Olhando o mapa de jogo algum desavisado pode pensar “Peraí é parecido com War!”, mas não se engane a aparência fica apenas por conta do mapa mundi utilizado como base para o tabuleiro. A temática do jogo é a seguinte: cada jogador é um membro da CDC (Center for Disease Control and Prevention) um órgão de controle e prevenção de doenças. Cada um terá uma função e habilidades diferentes, que serão utilizadas para evitar que a população seja exterminada por quatro doenças que assolam a humanidade.
Os jogadores vão viajar pelo mundo tratando as doenças, pesquisando e desenvolvendo a cura. Por outro lado os mecanismos do jogo farão com que as doenças se espalhem cada vez mais tomando o tempo da maioria da equipe de jogadores tratando-a sem conseguir desenvolver uma cura definitiva. É uma verdadeira corrida contra o tempo e em dados momentos a adrenalina sobe, muitas doenças se espalhando, a pesquisa de cura pouco desenvolvida, e a derrota fica próxima. A sensação de vencer uma partida de Pandemic é sensacional, pesquisar e descobrir a cura para cada uma das quatro doenças não é tarefa fácil, na maioria das vezes o grupo deve falhar, mas isso não é algo tão frustrante assim, dada a emoção do jogo.
Na próxima parte falarei sobre jogos de tabuleiro: de guerra e conflitos. Mostrarei como eles são mais completos que o War, com mais possibilidades táticas.
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