É difícil fazer um review do novo X-com: Enemy Unknow sem comparar com o antigo X-com de D.O.S. O atual jogo, lançado pela Firaxis e a 2k Games , está muito fiel ao que cativava os jogadores no antigo, de autoria da Microprose. Todos os elementos estão presentes sem deixar muito a desejar. É claro que os programadores tiveram muito trabalho para respeitar os antigos fãs sem deixar isso afetar o fato de querer também agradar a nova geração de jogadores.
O jogo foi totalmente refeito com a tecnologia Unreal, famosa em outros títulos, sem afetar aquela sensação de estar em um antigo jogo de estratégia baseada em turnos (turn-based strategy game). Diferente das antigas Unidades de Tempo (Time Units), que você tinha de contabilizar até para virar o personagem, agora, poucas ações já demonstram o que o soldado pode fazer em campo, até onde ele pode ir e que ações pode realizar.
Os grandes elementos, como pesquisa dos artefatos alienígenas treinamento de soldados, ampliação da base, e inclusive o fato de interceptar as naves alienígenas, com seus caças foram mantidos. Apesar de terem “simplificado” certos aspectos do jogo, como o numero de soldados que você tem disponível paras missões e o numero de pesquisas que se pode fazer, limitado ao número de cientistas e engenheiros, o jogo está muito divertido e promete boas horas de distração. Em certo ponto, o fato de ter menos soldados para controlar cria uma maior ligação com o jogador, que sente cada perda em batalha.
Há também um árvore de talentos para seus soldados, que permite uma maior personalização, deixando o jogador livre para escolher, de acordo com seu estilo de jogo. A inteligencia artificial dos aliens está ótima, oferecendo bons desafios e, em certos casos, um certo grau de frustração nos níveis mais avançados, onde a dificuldade do jogo se torna implacável!
A tensão é crescente, uma vez que tudo parece limitado: os recursos, o tempo, a equipe, fazendo com que, cada decisão tomada, aumente a adrenalina! Este equilíbrio entre fazer as escolhas certas, com o que tem disponível e a simplificação de algumas ações, baseadas na primeira versão do jogo, dão um sabor especial de suspense a qualquer jogador que ama estratégia.
Em suma, X-com: Enemy Unknow é um jogo sólido e respeitável, que vem para satisfazer os jogadores saudosistas, bem como, os novos jogadores, dando uma folga nos já saturados jogos de primeira pessoa e MMOs. Minha nota pessoal: 8,5 de 10. um jogo que realmente vale a pena experimentar.
Visite o site e confira muitas novidades do jogo: http://www.xcom.com/enemyunknown/
Artigo escrito por Razariel e revisão de José Telmo – fãs da franquia, adoram chutar a bunda dos aliens desde a primeira versão!
Comentários