O Faroeste está em alta no Iniciativa Nerd!
Com o retorno de bons (Bravura Indômita, 2010) e divertidos (Cowboys & Aliens, 2011) westerns, venho aqui lembrar de um ótimo sistema de RPG fantástico, ambientado no velho oeste, chamado DEADLANDS!
O jogo se passa no velho oeste americano, em 1877. Os EUA estão divididos, entre Estados da União e Confederados. A guerra civil não acabou, apenas se deu uma longa e tensa trégua após um terrível terremoto que devastou a costa oeste. Mas a realidade que poucos sabem é que os mortos começaram a se levantar em campo de combate. Mortos e diversas outras criaturas abomináveis começaram a surgir.
Nesta realidade os EUA estão divididos em:
- Estados Unidos da América (o Norte)
- Estados confederados da América (o Sul)
- Nações Sious (terras indígenas onde os índios seguem as tradições antigas)
- Confederação Coyote (terras indígenas, onde os índios misturam o antigo e o moderno)
- Territórios Contestados – Territórios que não pertencem a ninguém e que possuem pequenas “cidades estados” como a Cidade dos Anjos Perdidos (Que seria Los Angeles após o terremoto)
Misturando faroeste com conspiração e terror, Deadlands oferece inúmeras idéias para historias instigantes e divertidas, possuindo sua própria linha de tempo com personagens, mistérios e segredos a serem desvendados.
Pistoleiros, cientistas loucos, índios, homens abençoados, feiticeiros e ate mesmo mortos vivos! Tudo isso e muito mais esta à disposição do jogador como personagens jogáveis.
O sistema é oferecido de três formas:
- O sistema original – este sistema possui uma inovação: utiliza cartas de baralho na construção do personagem e para diversas ações do jogo e mantém o clima de faroeste com seus jogos de carta;
- Sistema D20 – Deadlands também tentou entrar na febre D20, mas este sistema se mostrou muito inferior ao original;
- Sistema GURPS – Deadlands teve sua versão para o sistema de Steve Jackson em 2001;
- Sistema Savage Worlds – este é a ultima versão, Um sistema genérico que possibilita jogar Deadlands e todos os outros títulos da empresa em um só sistema e expande a historia original ate bem depois do ano 2000.
Tamanho foi o sucesso desta linha de jogo que produziu uma série de quadrinhos por Warren Ellis e um jogo para PC em 2004.
Hoje em dia, o único titulo que ainda esta sendo produzido é o Savage Worlds, mas nos leiloes e sites de venda online pode-se encontrar com certa facilidade os anteriores.
Artigo por Claudio Carvalho – Mestre de RPG que adora pregar sustos em seus jogadores com suas aventuras sombrias pelas ruas de Arkhan.
Comentários