Cristal Encantado, clássico dos anos 80, no YouTube

Na década de 80, um filme criado por Frank Oz (que deu vida e voz ao personagem Yoda, de Star Wars), e Jim Henson (criador dos Muppets) era referência na Sessão da Tarde… O Cristal Encantado (The Dark Crystal, 1982). Na época, a versão original de Henson e Oz foi considerada muito sombria e horrenda em testes com audiência e o tom precisou ser amenizado. Recentemente, um vídeo no YouTube trás a versão completa da primeira criação dos diretores… mas com um resultado ainda mais sombrio!

Na versão para o cinema apresentava a história de Thra, um mundo onde há mil anos, um cristal mágico se espatifou e seus criadores, os UrSkeks, se dividiram fisicamente nos sábios e amorosos Místicos e nos hediondos e agressivos Skeksis. Uma profecia dizia que se um Gelfling manipulasse o cristal, a paz será restaurada e os UrSkeks seriam reunidos. Devido a este fato, os Skeksis assassinam todos os Gelflings do mundo… bem, nem todos.

O último Gelfling sobrevivente de Thra chamava-se Jen. Ele foi salvo e adotado pelos Místicos. Jen é chamado por seu moribundo mestre que lhe dá uma tarefa importante: a posse do fragmento do Cristal Negro. Com o cristal em suas mãos, a paz voltará a reinar, do contrário, os Skeksis reinarão para sempre. Em sua jornada para o Castelo do Cristal, Jen faz amizade com Kira, uma outra Gelfling, que foi salva por seus pais do massacre. Os dois se apaixonam e assim partem para uma batalha final contra os Skeksis.

cristal encantado

Assista abaixo a versão completa do filme no YouTube, tal como Frank Oz e Jim Henson criaram. Há diversas partes que faltam, o que foi encontrado, estavam em uma fita VHS em preto e branco, com o áudio bem detonado. Para se ter uma ideia, a história original foi tão “mastigada” para ser adaptada para o cinema que os Skesis, na verdade, não falam absolutamente nada em inglês! Também há cenas de um funeral e outras partes sombrias que foram editadas… O filme teve a dublagem refeita na época para que fosse colocado no circuito de cinema.

Aviso! Aos que viveram a década de 70 e 80, isso pode abalar suas lembranças de infância…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.